Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração Estilo Rústico

O estilo rústico é muito utilizado actualmente nas zonas de campo, tentanto reflectir na casa a vida campestre e um ambiente caseiro e muito familiar.  Pode variar conforme a zona geográfica em que se encontra mas possui algumas características comuns aplicáveis em qualquer lugar.
De entre as variantes deste estilo, que podemos designar de sub-estilos do rústico, podemos referir o estilo rústico alentejano, transmontano, mexicano, espanhol, colonial, provençal, contemporâneo, insular, campestre, montanhês...isto apenas para mencionar as variantes mais comuns.




Neste estilo destaca-se o ferro forjado, o uso de madeiras maciças, o vime e grande variedade de fibras naturais, couro, peles, móveis avantajados e rústicos, pedra nas paredes e nos pavimentos e até como complemento decorativo.


Cores Recomendadas


De entre as tonalidades que se podem escolher, surgem logo os tons terra como imitação da terra, por este ser um estilo muito relacionado com a natureza, ao contrários dos estilos moderno, minimalista e vanguardista.
Continuando com as cores, pode escolher-se o bege, (rei dos neutros) pois trata-se de uma escolha segura, bem como o ocre, mostarda, terracota e tons avermelhados em geral mas que não sejam demasiado vivos, antes próximos das cores da terra.
Com estas cores podem conseguir-se belos efeitos se, por exemplo, em algumas paredes se usar uma técnica de pintura decorativa como o esponjado, a qual dará ainda um toque mais rústico.
 

É importante manter as divisões bem iluminadas com luz natural e a mais indicada para este estilo é a que se consegue com janelas grandes.
As madeiras devem ser em tons naturais e dentro do possível sem serem envernizadas. Podem ser protegidas com ceras ou óleos apropriados e que são absorvidos pelas fibras da madeira. Caso não se queira abdicar do verniz, o mesmo deve ser mate, ou seja, sem brilho. Para os metais, pode usar-se para protecção um verniz próprio para metais.

Complementos que se podem utilizar

Entre os complementos que se podem utilizar, destacam-se as cadeiras de vime ou verga, assim como móveis também neste material.  Há ainda cestas de flores secas que podem ser usadas como centros de mesa ou em outros lugares da divisão, especialmente se se tratar de salas ou salões.  Usam-se também objectos de artesanato em couro, pele para  almofadas e tapetes e jarrões de barro.  Neste estilo não há a que ter medo de sobrecarregar as divisões, pois esta é mesmo uma das principais características deste estilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário