Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Cores para quartos de bébé

A cor do quarto do bébé é um caso à parte das restantes divisões da casa. Neste caso não é necessário manter uma continuidade e podemos dar asas à nossa imaginação.  Aqui apresento algumas ideias para a escolha das cores que podem servir de inspiração.

Os clássicos rosa e azul celeste


A utilização das cores tendo em conta o sexo do bébé nunca deixará de ser válida, num esquema tonal com azuis mais suaves e intensos para os meninos ou os rosas pálidos e fucshia ou lilás para as meninas.  Estas cores ficam sempre muito bem com os móveis em branco ou branco cru e também com móveis de madeiras mais escuras em cor de chocolate ou café.  O branco é sempre a combinação ideal que se pode tornar presente nos tecidos ou numa parede em especial.

Novas opções de cores que se podem utilizar

Além das cores clássicas mencionadas acima há agora a tendência de cores "unisexo" que tornam um quarto mais original e atractivo.  Escolhem-se cores como o púrpura, verdes, amarelos e vermelhos.  Todavia, recomenda-se sempre que estas cores sejam combinadas com tonalidades neutras ou então uma tonalidade mais suave dessas mesmas cores.



À diversidade de cores e combinações pode-se adicionar a utilização de papéis infantis pintados ou de figuras geométricas que vão dar um ar mais fresco e original sem que seja necessários tornarmos a decoração demasiado pesada ou temática.  O papel fará uma grande diferença no interior do quarto e será fácil de complementar com móveis, tecidos e tapetes simples.

Estímulo das cores

Como já vimos em outros artigos anteriores, cada cor tem influência sobre o nosso estado de espírito e sobre os mais pequenos também.  Ainda que haja quem diga que os bébés nos seus primeiros dias de vida vêem tudo a preto e branco, depressa começarão a ver e a distinguir as cores e são atraídos pelas tonalidades mais vistosas e intensas.  Por isso, para criar um ambiente calmo onde o bébé possa dormir tranquilamente é aconselhável a utilização de cores suaves, calmantes e naturais, deixando as cores mais intensas para os apontamentos e objectos decorativos ou então utilizando-as apenas em pequenas proporções.


A iluminação
A iluminação é fundamental sempre que falamos de cores.  Num quarto de bébé é bom que se mantenha uma boa iluminação enquanto ele está acordado e, quando está a dormir deve ser acompanhado por uma luz muito ténue e não pelo escuro total.

Temas infantis

Pode optar-se por uma decoração infantil com temas sobre personagens de desenhos animados, carros, animais, flores...e distribuir por todo o quarto as cores e decoração de cada tema. (nas colchas, edredões, quadros, cortinados, etc)  Só há que ter em conta que com o crescimento do bébé será necessário ir fazendo ajustes em toda a decoração.  Uma boa opção é utilizar vinis ou adesivos que depois se retiram e utilizar almofadas, tapetes, cuadros, que contenham as cores do tema escolhido.  Desta forma será mais fácil e reciclando a decoração e continuar a aproveitar bastantes objectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário