Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Criar efeitos com cores

Há formas de combinar as cores, o brilho ou claridade das mesmas para influenciar o tamanho visual de uma divisão.  A mais conhecida é pintar de branco, ou uma outra cor clara, para criar um efeito de amplitude e iluminar o espaço.  Resulta muito útil para apartamentos pequenos e com pouca iluminação solar.



Os tectos baixos pintam-se geralmente de branco para aliviar visualmente a distância até ao observador e desta forma torná-lo mais alto na aparência.  E, se imaginarmos o contrário, que se trata de um tecto muito alto, o correcto será escolher uma cor mais escura, obviamente que combine depois com as paredes e o pavimento.

No caso de zonas com cantos ou ângulos que dão a ideia de falta de espaço, o melhor é pintar ambas as paredes de uma cor clara e proporcionar uma boa iluminação.

Se tivermos por exemplo, uma divisão demasiado quadrada e desejarmos modificar visualmente as suas proporções, podemos pintar duas paredes opostas numa cor  mais escura e as outras duas de uma cor mais clara.  Esta será uma óptima opção para "alargar" o espaço e dar uma sensação visual mais rectangular.

Se, por outro lado, a nossa divisão é demasiado larga, as paredes mais distantes deverão ser de uma cor mais escura e as paredes mais próximas entre si deverão ser num tom mais claro. Também se pode pintar a parede de fundo com uma cor mais escura do que o resto e assim esta tornar-se-à mais próxima.  Todas estas opções deverão sempre ter em conta a cor escolhida.

 

Há infinitas formas de  obter efeitos visuais numa divisão através da combinação de cores e tonalidades, mas  tem de se combinar as cores de forma adequada. É fundamental eleger uma cor principal para toda a casa em primeiro lugar.  Depois, ter o cuidado de respeitar a proporção desta  cor para que ela cubra pelo menos 2/3 do todo, de forma a conseguir uma continuidade nos ambientes e evitar que a casa se torne quase um mostruário de um catálogo de cores.   Nas diferentes divisões  pode depois combinar-se esta cor principal com outras cores, segundo os gostos e as necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário