Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Ocultar os quadros eléctricos das nossas casas

Hoje em dia parece que os cuadros eléctricos das casas são cada vez maiores e ficam instalados nos locais mais inoportunos.  O local de eleição parece ser logo no hall de entrada, mas depois há ainda outros espalhados noutras divisões da casa.  Quando tentamos fazer uma decoração acolhedora... lá está ele a atrapalhar as coisas.  É claro que são instalações necessárias por isso só nos resta arranjar ideias para os dissimular.

Hoje deixo aqui duas ideias que se podem pôr em práctica sem gastar muito dinheiro.
A mais fácil e também mais elegante, apesar de requerer um pouco de sorte, é conseguir encontrar um quadro ou uma tela cujas medidas sejam as correctas para esconder o quadro eléctrico na totalidade.  Por acaso essa é a que tenho num dos quadros da minha casa porque consegui arranjar uma tela onde ele fica escondido, pintei-a... e depois foi só pendurar.  Se o quadro eléctrico não for muito saído da parede, uma tela com a espessura normal de 17 mm resulta perfeitamente.  No caso de um quadro mais saliente, há a opção das telas de caixa larga de 30 mm de espessura, embora sejam um pouco mais caras.
Tenho recebido imensos pedidos de pessoas que querem comprar telas exactamente para este fim e a dificuldade tem mesmo a ver com as medidas do quadro eléctrico.  Quando elas se enquadram nas medidas de uma tela de medidas normalizadas, encontramos as telas nas casas de materiais para artes plásticas e é só escolher.  O problema surge quando temos de mandar fabricar a tela com medidas fora do normal... ficam no dobro ou triplo do preço das telas normalizadas encarecendo a pintura no final. 
Claro que ficaria mais bonito e tal... mas se estamos com um orçamento apertado há uma outra opção que podemos fazer em casa.  Passo a passo é assim...

 1 - Materiais que vai precisar


Duas molduras nas medidas que achar mais indicadas para cobrir o quadro eléctrico.  Se precisar de as pintar para harmonizar com outras cores da divisão, necessitará também da respectiva tinta e uma trincha.  Depois é preciso cola, neste caso em spray, uma régua, um pouco de papel decorativo ou restos de papel de parede, uma chave de fendas, duas pequenas dobradiças e parafusos, cartolina grossa e um x-acto ou tesoura.

2 - Decoração das molduras...

Pintar na cor desejada e deixar secar.  Se já tiver as molduras na cor pretendida, melhor ainda...pode saltar este passo.

3 - Montagem das molduras...


Depois de secas unem-se as molduras com as dobradiças que se montam com os parafusos num dos lados das molduras.  O objectivo é que fiquem a funcionar como portas.

4 - Faz-se um passpartout...


Se tiver comprado as molduras o mais natural é que eles até já venham com passpartout que pode aproveitar mas se não for o caso, é aqui que entra a cartolina.  Marca-se com a régua e o lápis e corta-se com o x-acto o formato onde deverá aparecer a imagem ou imagens.  No exemplo foram feitos 5 rectângulos, mas pode ser só 1, ou 3, ou 2...

5 - Escolha e preparação das imagens


Aqui escolheu-se papel decorativo que vai forrar o passpartout por trás ficando apenas visíveis os 5 rectângulos recortados.  Há muitas possibilidades neste passo e é só mesmo uma questão de deixar-se guiar pela imaginação.  As imagens podem ser todas diferentes, pode ser só uma, podem ser dos mais variados temas, com fotografias, restos de tecido, flores secas, restos de papel de parede... o próprio passpartout pode ter qualquer cor, dependendo da cartolina escolhida.
Corta-se nas medidas desejadas para depois colar no passpartout.

6 - Colar as imagens no passpartout...


Cola-se o papel decorativo (ou as imagens escolhidas) na parte de trás do passpartout e deixa-se secar de forma que fique bem colado e esticadinho.  A cola em spray resulta muito bem mas também se pode utilizar qualquer tipo de cola que seja apropriada para os materiais que se estão a colar um ao outro.

7 - Montar a imagem na moldura...


Monta-se o passpartout numa das molduras usando um pouco de cola para fixar melhor, e tendo em atenção qual a parte que fica para fora.  E fica pronto para ...

O resultado final


Monta-se a moldura ( a que não tem imagem)  sobre o quadro eléctrico e a moldura com a imagem funciona como uma porta decorada.  Sempre que for necessário, por alguma razão, aceder ao interior do quadro eléctrico, basta levantar a moldura de fora e ela abre como uma porta por acção das dobradiças.  É uma solução caseira, simples e muito prática.
Espero que esta ideia possa ser útil. 

Sem comentários:

Enviar um comentário