Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilo de decoração Provençal

Quando se fala da Provença, a província francesa, sem dúvida que as imagens  e sensações que nos vêm à mente são de campos aprazíveis, paisagens lindas, tranquilidade... ideais para desfrutar e descansar, ou viver em paz e harmonia com a natureza, londe da locura dos centros urbanos.  Mas não precisamos de ir tão longe, temos isso mesmo aqui tão perto, no nosso lindo Alentejo ou na Lezíria Ribatejana..., eles são a nossa "Provence" que é tão apreciada mundialmente ao ponto de ter dado o nome a um estilo de decoração que podemos no fundo designar como "Campestre".





São precisamente estas qualidades de paz e tranquilidade que caracterizam este estilo de decoração Provençal. A calidez, uma certa rusticidade, ambientes acolhedores luminosos e espaçosos.  É por isso que este estilo é ideal para casas de campo.

Então como conseguir uma decoração estilo Provençal ?
Que particularidades se devem ter em conta na hora de a planear ? 

Para começar, a paleta de cores que devemos manejar é a de cores quentes e neutras, tonalidades beiges, amarelos ocres, cores terra, verdes erva ou azeitona, de preferência claras, para manter especialmente a luminosidade. Isto não impede que algum tom mais escuro possa ser estratégicamente colocado para ajudar a realçar algum detalhe ou espaço.

 

Os móveis e acessórios devem ser de uma linha rústica mas delicados, sendo os materiais de eleição as madeiras e o ferro.  
Os texteis e complementos devem ser em fibras naturais.  As paredes e e revestimentos rústicos, naturais e também madeiras decapadas. 
Utilizam-se ainda loiças e outros acessórios em porcelana e terracota.  As molduras de quadros e espelhos que sejam antigos adaptam-se perfeitamente neste estilo de decoração.

Este estilo, a pesar de ter as suas particularidades, admite perfeitamente a combinação com algumas características de outros estilos, como por exemplo o vintage e o country/western, sendo que este último é também um estilo campestre mas de outra parte do mundo.


A presença de flores naturais e plantas, assim como alguns estampados florais em cortinados, mantas ou almofadões, ajudam a criar uma sintonia com o espaço exterior da casa. 

Por outro lado, a escolha dos acessórios de iluminação, como por exemplo candeeiros vintage, combinará muito bem com outros de design mais moderno e são fundamentais para o ambiente.  Mas realmente o mais importante é aproveitar ao máximo a iluminação natural.  No caso das nossas casas alentejanas, verifica-se o oposto, que normalmente têm janelas pequenas para que os Verões muito quentes não afectem demasiado os ambientes.  Na Provença as temperaturas são mais amenas, por isso as casas "gostam" de deixar entrar a luz e aproveitá-la ao máximo.


Sem comentários:

Enviar um comentário