Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Significado das Flores - Rosa

R

Rosa

Desde os tempos mais antigos que a rosa é o símbolo do Amor e da Paixão.  Os gregos antigos associaram as rosas a Afrodite e Vénus, as deusas do Amor.

Durante centenas de anos as rosas foram utilizadas para transmitir mensagens sem palavras, representando também a confidencialidade.   De resto, há até uma expressão de origem latina "sub rosa" (literalmente significa "debaixo da rosa") que era utilizada na Roma Antiga para se referir algo dito em segredo.   Também se colocava uma rosa silvestre na porta de um local onde se estivesse a discutir assuntos confidenciais.

Ainda que cada flor tenha o seu encanto especial, a rosa é das flores mais singulares no que diz respeito à sua história, bem como pelo significado das suas cores e ainda ao número de flores oferecidas...  será talvez a flor mais oferecida no Mundo inteiro.  Por isso, não resisti a fazer uma pesquisa mais apurada e decidi dar-lhe um certo destaque preparando uma lista dos significados associados às diferentes cores das rosas.  Para quem gosta de receber e oferecer rosas, pode ser de ajuda na hora de escolher...
Aqui vai:

Rosas Vermelhas Não há nada secreto sobre o simbolismo do Amor para as rosas vermelhas. O próprio dia do Namorados talvez nem existisse se não fosse por esta flor espectacular!  É o símbolo supremo do amor romântico e da paixão duradoura, transmitindo também respeito e o espírito criativo do Amor. As rosas vermelhas são conhecidas universalmente como a rosa dos enamorados, já que representa o verdadeiro amor, mais forte do que os espinhos. 
                      

Rosas Brancas -   Por representarem a humildade, a pureza e a inocência, as rosas brancas, também chamadas muitas vezes "rosas de noiva", associam-se a um amor juvenil.  Na Escócia, quando a rosa branca florescia no Outono, era presságio de um casamento precoce.  



Rosas Amarelas - Ainda que durante a época Victoriana as rosas amarelas simbolizassem   o ciúme, na actualidade elas representam a amizade, alegria e carinho.  
Rosas Cor de Rosa - Símbolo de gentileza, de feminilidade, elegância, refinamento, a cor rosa também possui outros significados dependendo da tonalidade.  Um rosa mais escuro comunica gratidão e apreço enquanto que tonalidades mais pálidas transmitem graça, ternura, admiração e alegria. 

Rosas Cor de LaranjaCom o seus tons quentes e vibrantes, as rosas cor de laranja simbolizam entusiasmo e desejo.  Se estiver à procura de expressar admiração e atracção com uma mensagem subtil de paixão e emoção, envie um ramo com muita abundância destas flores "incendiantes". 

Rosas Lilás - Consideradas quase místicas na natureza, com o simbolismo ligado ao encanto, ao desejo e também à cautela, não nos surpreende que as rosas de cor lilás transmitam uma mensagem de amor à primeira vista.  Por isso podem ser também uma flor maravilhosa para o dia dos Namorados...

  Rosas Multi-Cores - Em alguns casos, geralmente quando se mistura rosas vermelhas com rosas de outra cor,  podem enviar-se mensagens adicionais com essa oferta.  Por exemplo, uma combinação de rosas vermelhas e amarelas, transmite alegria e felicidade, enquanto que uma mistura de rosas vermelhas com rosas brancas simboliza união.


Para não tornar este artigo muito longo e maçador, no próximo indicarei os simbolismos para o número de pés desta flor em cada ramo...

Sem comentários:

Enviar um comentário