Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Uma Sala em Cor de Rosa

Já temos visto que o rosa é por excelência uma cor feminina, mas isto não significa que só possa ser utilizado em ambientes femininos... também pode aplicar-se noutros espaços partilhados por um casal ou por toda a família.  
A sala é um ambiente comum que, com alguma prudência, por decorar-se com a ajuda de tonalidades rosa.  
Para o explicar de uma forma mais simples, agrupei elementos distintos da decoração onde é possível incluir tonalidades rosa.  Então temos:


NA PINTURA DAS PAREDES

A maneira  tradicional de "mudar a cara" a uma casa ou a uma divisão é pintando-a.  Será bom não abusar de nenhuma cor neste caso, por isso utilizou-se de facto o rosa para a sala, e as divisões contíguas podem, por exemplo, ser numa tonalidade cinza, talvez  branco ou creme. 




Ao ser uma cor quente, reduz visualmente as proporções do espaço e por isso é mais conveniente para divisões amplas, ou talvez para destacar uma parede.  Ainda que as cores fortes possam resultar juvenis e modernas, as tonalidades suaves são bem acolhedoras e familiares. Por isso o rosa escolhido é um rosa suave.


EM TEXTÉIS E COMPLEMENTOS

É bom ter em atenção que nem sempre os tecidos e os complementos decorativos têm que ser da mesma cor, mas em determinadas circunstâncias é uma forma simples de combinar as cores.



Para salas pequenas a cor de destaque não deve utilizar-se em grandes proporções. O mais apropriado será utilizar tonalidades rosa em alguma cortina, em almofadas, tecidos estampados, um jarrão ou um candeeiro. 

EM MÓVEIS, TAPEÇARIAS E SOFÁ

Para uma sala de maiores proporções, um sofá grande cor de rosa já não resulta tão chocante e por isso pode ser uma boa oportunidade para o incluir.  Da mesma forma, podem utilizar-se numa consola ou outro móvel auxiliar e também nas almofadas.   No entanto, ao escolher um sofá de uma cor rosa forte, é melhor que o resto dos complementos decorativos não tenham as mesmas características, para que o ambiente não fique demasiado sobrecarregado.



EM ABUNDÂNCIA

Certamente que vemos por aí decorações onde a cor rosa pode transformar uma sala numa "casa de bonecas!  Mas, se o espaço a decorar for um espaço partilhado por outras pessoas, convem ter alguma prudência na utilização exagerada desta cor.

A cor rosa combina com o cinza, o branco, o negro, o chocolate, púrpura, creme, violeta, laranja, verde e algumas tonalidades mais.  Mas também é preciso ter algum cuidado em não adicionar demasiada cor.  Se se utiliza uma cor intensa, convem que seja em poucas doses.  Os materiais que ficam bem com o rosa são as madeiras claras e as escuras, o aço ou outro material metálico de aparência lustrosa.



Sem comentários:

Enviar um comentário