Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Branco sujo...



Muitas vezes aconselha-se utilizar o branco sujo para combinar com o resto das tonalidades na decoração.  Mas… a que chamamos mais precisamente “branco sujo” ou “branco cortado ?


É costume “tonalizar” o branco quando se vão pintar as paredes ou os tectos,  com esta cor.
Com apenas algumas gotitas de negro ou castanho, o branco adquire uma tonalidade levemente acinzentada, muito suave e natural, que é imperceptível junto as outras cores.


 

Então, porque é que se tinge ou tonaliza,  o branco puro ?

Há basicamente 3 razões:

- Num ambiente com boa iluminação, o branco puro torna-se prejudicial, muito chocante e gera demasiado contraste.

- Em geral, os tecidos e os tapetes utilizados na decoração não são de um branco puro, mas sim numa tonalidade mais natural e até acinzentada.  O branco puro pode resultar muito estridente nas paredes e no tecto e retirar todo o protagonismo ao mobiliário.

- Além disso, como é sabido, quanto mais branco… mais facilmente se suja, ou melhor dito,  notam-se com mais facilidade a sujidade e as manchas.

Mesmo assim, o branco puro pode usar-se em espaços muito escuros, com pouca iluminação natural, para potenciar a luz débil que chega até ao interior. E também em decorações modernas onde se pretenda criar um espaço sofisticado e em que o objectivo seja criar grandes contrastes de cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário