Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Ideias positivas para enfrentar a crise - Livros Escolares


O ano lectivo está quase a chegar ao fim por isso deve ter ficado a pensar que esta ideia está um pouco atrasada... mas não.
Hoje em dia os livros escolares duram 4 anos. Cada escola adopta uma determinada editora em cada grupo disciplinar, depois de os professores de cada grupo disciplinar irem a diversas apresentações (Porto Editora - que geralmente são os mais escolhidos - Texto Editora, Constância, Santillana, etc).
Desta forma, com o ano a terminar terá todo o interesse em conservar os livros deste ano se na sua família tem crianças com diferenças de idades até 4 anos.  Podem ser filhos, sobrinhos, primos, que irão frequentar a mesma escola.

Quando vamos fazer a matrícula para o ano seguinte as escolas já têm normalmente afixados os livros adoptados.  É só trazer a lista e conferir.  No meu caso por exemplo, tenho 3 filhos com diferenças de idades de 3 e 5 anos.  Os dois mais velhos já andam na escola e o mais novo entra este ano. Os mais velhos têm 3 anos de diferença e frequentam as mesmas escolas, com o mais novo já não dá....  Ora bem, só o mais velho é que vai tendo livros novos todos os anos;  ele sabe que tem de tratar bem dos livros (e trata) porque terão de seguir para a irmã.  Ela já está preparada para receber livros em 2ª mão e não se importa nada.  Aliás, acho que tem sido a única aluna da suas turmas nestas condições e isso nunca teve qualquer interferência com as notas, que são boas. Os professores também nunca colocaram  qualquer objecção.  
Assim sendo, todos os anos poupo € 250,00 a € 300,00 !  Ok, pode dar um pouco de trabalho, mas compensa muito além de ensinar aos próprios miúdos o que é poupar. 

 - Em primeiro lugar, se pudermos forrar os livros quando estão novos ajuda mas não é fundamental pois eu nunca forrei nenhum.  Deixo os livros tal como vêm da livraria.
- Em segundo lugar, hoje em dia vêm aqueles blocos pedagógicos com mais do que um livro, com cardenos de actividades, com Cds, etc.   Tudo isso pode ser aproveitado e além do mais, se repararem bem, há alguns livros que eles quase nem usam a certas disciplinas e que ficam literalmente novos para o ano seguinte.
- Em terceiro e último lugar.... a pequenada hoje em dia escreve nos livros, pelo menos os meus escrevem e muito, tudo a lápis, mas escrevem nos livros e nos cadernos de actividades.  Ora bem, o que fiz foi munir-me de uma borracha, escolher um local que possa sujar-se com os resíduos da borracha, e dediquei algum tempo por dia a APAGAR todo o trabalho que o meu mais velho teve ao fazer os TPC do ano lectivo que findou.  Resultado... livros prontos a usar novamente!
Aconselho a não deixar para muito perto do início do ano lectivo porque num dos anos fiz isso e na semana em que a escola começava lá andei a apagar os livros de empreitada e o resultado foi.... livros prontos a usar novamente e umas quantas BOLHAS nos dedos!  Eh Eh, mas valeu a pena.
Na hora da matrícula já vai saber os livros para o próximo ano. Assim poderá chegar a casa e ver se são os mesmos que por exemplo o filhote mais velho usou.  Depois é ir apagando um por dia, por exemplo e arrumar até Setembro.  Que chega num instante!   Mesmo que tenha apenas alguns livros em comum, mesmo assim tudo o que puder evitar comprar já é poupança!

Sem comentários:

Enviar um comentário